Programas...

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela
Berçário para crianças até 1 ano de idade

 

O Berçário é a primeira sala de infantário e segunda casa de cada bébé. É aqui que tem o primeiro contacto com os outros bébés, futuros colegas. A introdução dos primeiros alimentos, as primeiras regras e as primeiras palavras (papá e mamã). Também começam a dar os primeiros passos, a conhecer sons, formas e cores.

 

No berçário, tentamos estimular para que o seu desenvolvimento seja adequado à idade, isto é, brincamos com eles, contamos histórias, cantamos, somos bébes junto com eles, é um local de encanto, muito acolhedor e com decoração própria à idade.

Sala 1-2 anos de idade

 

Nesta sala recebemos crianças com mais de um ano e após a aquisição da marcha, é para esta sala que transitam as crianças da sala de berçário.

 

Temos capacidade para 14 crianças que podem brincar e desenvolver várias actividades numa sala ampla com uma área de higiene para muda de fraldas e banhos (sempre que necessário) e um W.C. partilhado com a sala 2/3 para a iniciação ao bacio e consequente retirada das fraldas.

 

As refeições são feitas em um refeitório que está equipado de acordo com as diferentes idades e recebe todas as salas da instituição, com excepção da sala de berçário.

 

As crianças nesta sala "trabalham" com o intuito de desenvolver várias competências (alargar vocabulário, aprender a comer sózinha, desenvolver a motricidade global e fina, gosto pela arte, aprender a ouvir etc..., e com base num projecto pedagógico, elaborado pela educadora da sala que o executa com a colaboração da Auxiliar e de outros Técnicos se for caso disso. Projecto esse que é alterado todos os anos embora o tema por vezes se possa manter.

 

Enquanto cá estão as crianças, desenvolvem actividades orientadas no período da manhã (cerca de 30 minutos / 1 hora no máximo) e depois aprendem a brincar e a interagir umas com as outras e em diferentes espaços (sala, sala de recepção, parque exterior, passeios nas zonas circundantes à instituição).

Sala 2-3 anos de idade

 

A sala 2-3 tem capacidade para 16 utentes, na sua maioria provenientes da sala 1-2.

 

Divide-se por vários cantinhos de brincadeira (casinha, jogos, leitura...) e um cantinho para elaboração de trabalhos. Da estrutura da sala também faz parte uma casa de banho composta por dois espaços distintos, um de sanitários e outro de fraldário/banho.

 

As refeições são feitas no refeitório em conjunto com as restantes salas menos a de berçário.

 

Todos os anos a educadora elabora o projecto pedagógico, podendo apenas sofrer alterações dependendo da sua duração. Para a execução deste conta-se com a colaboração da educadora, auxiliar e outros técnicos caso seja necessário.

 

O projecto visa sempre a estimulação da autonomia, socialização, expressão motora e desenvolvimento da linguagem.

 

As actividades do período da manhã normalmente são orientadas pela educadora e auxiliar deixando o período da tarde para actividades lúdicas na sala, espaço exterior ou outras.

Jardim de Infância 


A sala de Jardim de Infância é o espaço educativo onde o grupo passa a maior parte do dia, como tal está dividida em diversos espaços que proporcionam a cada criança diferentes e desafiantes actividades. Cada sala está disposta de forma a corresponder às necessidades e ao desenvolvimento de competências das crianças.

 

Encontra-se assim, dividida pelas seguintes áreas:

 

  - a área da Biblioteca;

  - área do “Faz-de-Conta”;

  - Garagem e Construções;

  - a área dos Jogos de Mesa;

 

Por sua vez, os objectivos e a natureza de cada área ditam o tipo de actividades que nela devem ser realizadas, se a tarefa / brincadeira é de carácter mais livre ou orientada. São constituídas por grupos heterogéneos, onde a interacção entre crianças em momentos diferentes de desenvolvimento e saberes diversos, é facilitadora do desenvolvimento e da aprendizagem.

Centro de Actividades Tempo Livre  CATL


O Espaço do Centro de Actividades de Tempos Livres está em permanente reconstrução, tendo em conta as necessidades do grupo e das actividades a realizar.

 

A sala de CATL está dividida por cinco áreas, a área da expressão plástica, a área dos jogos de mesa, a área da casinha, a área da leitura e a área multimédia. A área de expressão plástica está localizada perto dos lavatórios assim como o respectivo material. A área dos jogos de mesa é composta por estantes e alguns jogos, seguida pela área da casinha que é composta por pequenos armários de quarto e jardim, cozinha com louças e alimentos de plástico. Ao lado da casinha, temos a área da leitura composta por livros com vários temas e a área multimédia, onde temos a nossa televisão e playstation.

 

Sempre que possível utilizamos o restante espaço livre e amplo para as actividades de expressão dramática e corporal, animação de leitura e alguns jogos.

Centro Comunitário



O Centro Comunitário elege como primado da sua acção o desenvolvimento de respostas dirigidas à família e à comunidade sem perder de vista a situação particular e específica de cada pessoa. Intervém com grupos específicos, designadamente mulheres, jovens e população idosa pela vulnerabilidade manifesta na reprodução dos factores de exclusão social.

 

Como tal , tem como princípio essencial a organização de respostas integradas face às necessidades globais da comunidade dos dois bairros de incidência, numa função de carácter preventivo e de minimização dos efeitos de exclusão social. Desta forma, constitui-se como agente dinamizador quer na participação das pessoas, famílias e grupos sociais, quer no factor de desenvolvimento local, social e de promoção da cidadania.

 

O Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado apresenta-se como uma estrutura polivalente e multifuncionalque promove respostas e actividades integradas e qualificadas de apoio à família e à comunidade tendo em conta um diagnóstico participado e numa perspectiva de prevenção e de minimização das vulnerabilidades ou dos efeitos de exclusão social.

Rendimento Social de Inserção RSI



A Equipa de Rendimento Social de Inserção (RSI) de Alcácer do Sal, tem como sede o Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado e é uma medida de proteção social criada para apoiar as pessoas ou famílias que se encontrem em situação de grave carência económica e em risco de exclusão social do nosso concelho e de Grândola, com vista à sua integração social e profissional.

Sempre em Forma 



O projecto Sempre em Forma surge para ir ao encontro das necessidades educativas e formativas da população do concelho de Alcácer do Sal. Pretende contribuir para a prática desportiva especializada, aumentando o seu índice de prática. Pretende desenvolver a prática de actividades organizadas, com um elevado grau de qualidade e eficácia, contribuindo para a aquisição de hábitos de vida saudáveis.

 

As actividades dinamizadas pelo projecto vão ao encontro das necessidades de várias faixas etárias, e têm duas vertentes, as atividades de piscina e as demais vocacionadas para a área do fitness que decorrem na sua maioria em terra.

 

Na Piscina decorrem actividades tais como, Hidroginástica, Adaptação ao meio aquático e a natação pura passando pelos níveis introdutório, intermédio e aperfeiçoamento.

 

Na área do fitness temos uma oferta variada com várias classes em funcionamento, nomeadamente Zumba, Aero-Step, Multi-treino, Aeróbica, Gap; e Pilates.